Inscrições Encerradas
Exclusivo a residentes nas NUTS II: Norte, Centro e Alentejo
Objetivos: Identificar os objetivos da contabilidade pública no contexto da harmonização contabilística; implementar um sistema de contabilidade, atendendo aos conceitos, regras e procedimentos previstos no SNC-AP; identificar as regras fundamentais para registo das principais operações contabilísticas efetuadas pelas Administrações Públicas; elaborar documentos de prestação de contas.
Destinatários: Ativos empregados e desempregados, com idade igual ou superior a 18 anos, que pretendam melhorar as suas competências em domínios de âmbito geral ou específico de uma profissão.
São admitidos, excecionalmente, jovens com idade inferior a 18 anos, desde que se encontrem comprovadamente inseridos no mercado de trabalho ou quando estejam em causa públicos específicos que se encontrem em situação de particular vulnerabilidade social.
É atribuída prioridade a adultos que tenham uma habilitação inferior ao 12.º ano de escolaridade ou que possuam a mesma sem uma qualificação profissional associada, de nível ≤3.
Carga Horária: 25 horas
Cronograma: 23 e 30 de abril, das 14h00 às 17h00
07 de maio, das 14h00 às 17h30
14, 21 e 28 de maio, das 14h00 às 17h00
04 de junho, das 14h00 às 17h00
11 de junho, das 14h00 às 17h30
Formador: Paulo Tolda – com Pós-graduação em várias áreas, nomeadamente – Contabilidade e Fiscalidade; Gestão Autárquica; Gestão Financeira de Autarquias Locais; SNC-AP; Direito Administrativo; e Especialização, Controlo de Gestão e Execução Estratégica; – e com o Curso de Especialização, Profissionalização do comprador público, ocupa, atualmente, o cargo de Administrador do Instituto Politécnico da Guarda e SAS e de Presidente da Direção da Capital Douro – Associação Industrial , Comercial e de Serviços de S. João da Pesqueira. Entre 2015 e 2024, desempenhou funções no Município de S. João da Pesqueira.
Programa:
1. Diagnostico de necessidades de equipamentos e serviços
a. Levantamento das necessidades da empresa em termos de equipamentos e serviços
2. Fatores relevantes na decisão de compra de equipamentos e serviços
a. Custo / Rentabilidade
b. Garantias e contratos de manutenção
c. Gestão económica da aquisição de serviços
3. Processo de aquisição
a. Fases e operações
b. Intervenientes
c. Conceito e preparação do processo
4. Fases do processo de aquisição
a. Consulta ao mercado
b. Receção das respostas
c. Análise
d. Adjudicação
e. Coordenação do processo
Documentos Necessários:
Para efetuar a inscrição deverá preencher o Formulário de Inscrição e enviar para o email formacao@apcontratospublicos.pt a seguinte documentação:
- Comprovativo da situação face ao emprego (ex: declaração da Entidade Empregadora, recibo de vencimento do mês anterior, declaração do IEFP, etc…)
- Declaração comprovativa do Horário de Trabalho (modelo a fornecer pela APCP) – aplicável apenas para os formandos que vão frequentar a formação em horário pós laboral
- Contrato de Formação (modelo a fornecer pela APCP)
- Certificado de Habilitações
- Comprovativo de IBAN com a identificação do titular da conta – aplicável apenas para os formandos que vão frequentar a formação em horário pós laboral e para desempregados
- Comprovativo de morada (Portal das Finanças, Segurança Social Direta ou Declaração da Junta de Freguesia)
- Declaração de Iniciativa Individual (modelo a fornecer pela APCP)
Apoios: Subsídio de alimentação diário (quando aplicável, conforme legislação em vigor).
A formação será realizada totalmente online, através de sessões síncronas disponibilizadas via Zoom. Os formandos terão acesso à plataforma de formação da APCP onde serão disponibilizados todos os conteúdos/materiais utilizados na formação, documentos e certificados. Requisitos técnicos: acesso à internet e a computador com câmara e microfone.
