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Plano Anual de Compras Públicas | 1ª edição

Online | Horário Laboral                

Objetivos: Dotar os formandos de ferramentas e conhecimento para a adoção ou otimização da cultura do planeamento anual estratégico. Sensibilizar para a definição de um plano de atividades com vista à preparação, planeamento, execução, monitorização e avaliação do Plano Anual de Compras Públicas (PACP). Promover uma visão clara e estruturada de como melhorar os processos de planeamento de compras para reduzir riscos e ineficácia, bem como riscos legais e provenientes de auditorias. Sensibilizar para a relação entre o planeamento estratégico anual, a eficiência e produtividade. Elaborar um PACP.

Destinatários: O curso destina-se a todos os técnicos e dirigentes do Departamento de Compras.

Carga Horária: 9 horas

Cronograma: 07, 08 e 14 de abril, das 09h30 às 12h30

Formadora: Jerusa de Vasconcelos – Licenciada em Matemática, Pós-Graduada em Gestão de Projetos, detentora de várias especializações nomeadamente em matérias de Contratação Pública, Direito Administrativo, Auditoria, Direito Municipal, Compliance, Gestão de Continuidade de Negócio e Sustentabilidade Corporativa. Iniciou a sua carreira na área de contratação pública em 2016 e atualmente desempenha funções de consultora na área de contratação pública, com especial enfoque no diagnóstico de maturidade em áreas estratégias das organizações, de transformação digital, desenho e otimização de processos (Governance, Acoutability e Transparency). Ao longo dos últimos anos tem sido responsável pelo acompanhamento, coordenação e implementação de projetos nestas matérias em diversas entidades públicas e privadas

Preço: 130€ (valor isento de IVA)

Programa:
1. Notas introdutórias
     a. Portaria 318-B/2023;
     b. Estrutura interna a garantir: Normas, processos e operações para um bom planeamento (ferramentas, prazos, estratégias, regras, envolvimento das partes interessadas, comunicação);
     c. O papel do plano anual na eficiência administrativa e no cumprimento dos objetivos estratégicos da entidade
     d. Promoção da Transparência e Prestação de Contas
2. Guide Line operacional:
    a. Plano de ação e cronograma
    b. Fluxograma do processo, responsabilidades e metas
    c. Alinhamento com os objetivos organizacionais
    d. Integração de sustentabilidade: contratos ecológicos
3. Preparação, planeamento e Monitorização:
     a. Normas internas: padronização e resiliência
     b. Ferramentas: softwares de gestão e regras e boas práticas
     c. Gestão do risco
     d. Elaborar um PACP – componentes essenciais
     e. Monitorização e avaliação: indicadores de desempenho
     f. Mapeamento das dificuldades e Oportunidades;
     g. Gestão das alterações do PACP
4. Reporting dos resultados e Implementação de melhorias sempre que aplicável
     a. Ferramentas a utilizar
     b. Definir métricas e indicadores a serem analisados
     c. Criar um relatório de resultados com recomendações
     d. Como comunicar os resultados
     e. Implementar recomendações

A formação será realizada totalmente online, através de sessões síncronas disponibilizadas via Zoom. Os formandos terão acesso à plataforma de formação da APCP onde serão disponibilizados todos os conteúdos/materiais utilizados na formação. Requisitos técnicos: acesso à internet e a computador com câmara e microfone.

Inscrição
Programa de Formação

POLÍTICA DE DESISTÊNCIAS E SUBSTITUIÇÃO DE FORMANDOS
A APCP aceita o cancelamento de inscrições até cinco dias úteis, antes do início da ação de formação, reembolsando a totalidade do valor pago.
As anulações de inscrições verificadas, posteriormente, darão origem ao pagamento da totalidade da ação de formação.

São permitidas as substituições de formandos, devendo ser comunicado à APCP, até, 24h antes do início da formação.

As ações de formação promovidas da APCP têm um limite de inscrições, pelo que os pagamentos referidos são devidos em compensação das despesas administrativas efetuadas e prejuízos sofridos por cancelamento de última hora.

Para mais informações consulte o nosso Regulamento Interno disponível em www.apcontratospublicos.pt.

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