Online | Horário Laboral
Objetivos: Sensibilizar e preparar os formandos para uma nova abordagem ao risco promovendo a capacidade de lidar com desafios complexos através de uma combinação de conhecimentos (soft e hard skills) na área da gestão do risco nomeadamente nos contratos públicos. Promover competências de planeamento estratégico e gestão do risco, ambas particularmente valiosas para os profissionais que trabalham em Contratação Pública. Conceber planos de prevenção e tratamento do risco com especial enfoque na contratação Pública. Planear a aplicação das atividades correspondentes à identificação, caracterização, analise monitorização e reporting dos riscos atendendo às constantes mudanças e exigências da contratação pública
Destinatários: O curso destina-se a todos os técnicos dos Departamentos Financeiro, Informático e de Compras
Carga Horária: 9 horas
Cronograma: 05, 06 e 07 de maio, das 09h30 às 12h30
Formador: Jerusa de Vasconcelos – Licenciada em Matemática, Pós-Graduada em Gestão de Projetos, detentora de várias especializações nomeadamente em matérias de Contratação Pública, Direito Administrativo, Auditoria, Direito Municipal, Compliance, Gestão de Continuidade de Negócio e Sustentabilidade Corporativa. Iniciou a sua carreira na área de contratação pública em 2016 e atualmente desempenha funções de consultora na área de contratação pública, com especial enfoque no diagnóstico de maturidade em áreas estratégias das organizações, de transformação digital, desenho e otimização de processos (Governance, Acoutability e Transparency). Ao longo dos últimos anos tem sido responsável pelo acompanhamento, coordenação e implementação de projetos nestas matérias em diversas entidades públicas e privadas
Preço: 130€ (valor isento de IVA)
Programa:
1. Gestão do Risco
a. Definição de conceitos
b. Estrutura organizacional para a adequa
c. O papel do órgão competente no processo de gestão do risco
d. Estratégia e performance para a gestão do risco
2. Estrutura de governança na gestão de riscos
a. Compreender o que nos rodeia
b. Adequação para a gestão do Risco
c. Controle da mudança e gestão da incerteza
d. Consciencialização da importância da gestão e monitorização do risco
e. Compreender o impacto do risco na tomada de decisão e gestão de contratos e prossecução do interesse público
3. Processos e metodologias de gestão do risco
a. Identificação dos riscos
b. Classificação e severidade dos riscos
c. Matriz de Riscos e impacto
d. Definição de KPIs para as diferentes fases procedimentais
e. Definição de resposta, mitigação e prevenção ao risco
f. Monitorização
g. Reporting dos riscos e matriz de comunicação dos riscos
4. O risco operacional na contratação pública e o seu impacto na gestão de riscos organizacionais
a. Compreender a correlação entre os vários eixos e domínios para a gestão do risco na contratação pública nomeadamente:
I. Reputacional
II. Sanções
III. Segurança da informação
IV. Perda ou devolução de financiamentos
V. Perda de capital humano
b. Identificar riscos operacionais
5. Execução e discussão de casos práticos
A formação será realizada totalmente online, através de sessões síncronas disponibilizadas via Zoom. Os formandos terão acesso à plataforma de formação da APCP onde serão disponibilizados todos os conteúdos/materiais utilizados na formação. Requisitos técnicos: acesso à internet e a computador com câmara e microfone.
POLÍTICA DE DESISTÊNCIAS E SUBSTITUIÇÃO DE FORMANDOS
A APCP aceita o cancelamento de inscrições até cinco dias úteis, antes do início da ação de formação, reembolsando a totalidade do valor pago.
As anulações de inscrições verificadas, posteriormente, darão origem ao pagamento da totalidade da ação de formação.
São permitidas as substituições de formandos, devendo ser comunicado à APCP, até, 24h antes do início da formação.
As ações de formação promovidas da APCP têm um limite de inscrições, pelo que os pagamentos referidos são devidos em compensação das despesas administrativas efetuadas e prejuízos sofridos por cancelamento de última hora.
Para mais informações consulte o nosso Regulamento Interno disponível em www.apcontratospublicos.pt.