Online | Horário Laboral
Objetivos: A formação tem como objetivo dotar os formandos de conhecimentos e ferramentas essenciais à interpretação e à aplicação do regime das modificações objetivas, da reposição do reequilíbrio financeiro do contrato, e da revisão de preços ordinária.
Destinatários: Entidades públicas e privadas sujeitas ao regime do Código dos Contratos Públicos (CCP).
Carga Horária: 4 horas
Cronograma: 05 de abril das 09h00 às 13h00
Formador: Pedro Teixeira – Possui cerca de 23 anos de experiência na área jurídica, em concreto no desenvolvimento de trabalho em Autarquias Locais, os últimos 8 anos no sentido da especialização na área da contratação pública, tendo assumido entre 2018 e 2023 as funções de Diretor do Departamento de Apoio à Contratação e às Entidades Participadas no Município do Porto.
Possui duas pós-graduações e um mestrado subordinado ao tema “As Empreitadas de Obras Públicas no Novo Código dos Contratos Públicos”.
É atualmente formador e consultor na área da Contratação Pública.
Preço: 90€ (valor isento de IVA)
Programa:
1. Reposição do Equilíbrio financeiro do contrato
1.1 Enquadramento legal
1.2 A reposição do equilíbrio financeiro do contrato
a) Equilíbrio do risco entre as partes;
b) Cenário atual;
c) As várias formas de reposição do equilíbrio do contrato;
i. Prevista na lei;
ii. Prevista no contrato.
2. Decreto-Lei n.º 6/2004 – Revisão de Preços
2.1 Âmbito de aplicação – os contratos de empreitadas de obras públicas e de contratos de locação e aquisição de bens e aquisição de serviços;
2.2 Cláusulas contratuais da revisão de preços ordinária;
2.3 Métodos de revisão de preços;
a) Fórmula;
b) Garantia de custos;
c) Fórmula e garantia de custos;
2.4 Impacto dos desvios de prazo no cumprimento do plano de pagamentos;
2.5 Adiantamentos de revisão de preços por fórmula
2.6 Impacto da revisão de preços nos trabalhos complementares e trabalhos a menos;
2.7 As Fórmulas Tipo e os indicadores económicos.
A formação será realizada totalmente online, através de sessões síncronas disponibilizadas via Zoom. Os formandos terão acesso à plataforma de formação da APCP onde serão disponibilizados todos os conteúdos/materiais utilizados na formação. Requisitos técnicos: acesso à internet e a computador com câmara e microfone.
POLÍTICA DE DESISTÊNCIAS E SUBSTITUIÇÃO DE FORMANDOS
A APCP aceita o cancelamento de inscrições até cinco dias úteis, antes do início da ação de formação, reembolsando a totalidade do valor pago.
As anulações de inscrições verificadas, posteriormente, darão origem ao pagamento da totalidade da ação de formação.
São permitidas as substituições de formandos, devendo ser comunicado à APCP, até, 24h antes do início da formação.
As ações de formação promovidas da APCP têm um limite de inscrições, pelo que os pagamentos referidos são devidos em compensação das despesas administrativas efetuadas e prejuízos sofridos por cancelamento de última hora.
Para mais informações consulte o nosso Regulamento Interno disponível em www.apcontratospublicos.pt.