Skip links

Incentivo Financeiro à conclusão de processos RVCC

Foram assinados, esta terça-feira, contratos visando os Centros de Formação Profissional do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional  e o “Acelerador Qualifica”, no valor de 285 milhões de euros, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

​Desses 285 milhões de euros, 230 milhões destinam-se à criação de 7 novos centros de formação profissional e à requalificação dos 55 atualmente existentes, de acordo com o contrato assinado entre o IEFP e a Estrutura de Missão “Recuperar Portugal”. Os novos centros serão criados nas regiões do Tâmega e Vale do Sousa, Leiria, Lisboa Norte, Alentejo Litoral e Algarve. O objetivo é ter mais de 60 mil adultos em formação, por ano, atingindo em 2025 o patamar dos 100 mil, em áreas como a transição digital, modernização da indústria, ambiente e energias renováveis, saúde e setor social.

Foi também assinado o contrato de financiamento do programa  “Acelerador Qualifica”, entre a ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional e a “Recuperar Portugal”, que pretende aumentar a formação escolar da população adulta. O objetivo é ter mais de 100 mil adultos, em 2025, com certificação de competências. Para tal, serão investidos 55 milhões de euros.

Mais informações:  POCH | 285 milhões de euros do PRR destinados à Formação Profissional e ao “Acelerador Qualifica” (portugal2020.pt)