Fica disponível a partir de hoje o Portal Mais Transparência, uma ferramenta que agrega informação de forma mais transparente e pública, nomeadamente sobre os fundos da União Europeia.
O Portal terá vários separadores e apresenta, numa primeira fase, informações referentes a milhares de candidaturas no âmbito do Portugal 2020 e, posteriormente, o destaque irá para o PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.
Serão disponibilizados dados sobre os investimentos do PRR durante toda a fase da sua execução até ao seu encerramento, permitindo a consulta de informação individualizada sobre cada investimento financiado e o seu tratamento por agregados de natureza diversa, designadamente, territorial, setorial ou temática. A partir de agora cada cidadão vai poder aceder através da Internet e de forma fácil a várias informações sobre a utilização das verbas que chegam de Bruxelas.
A plataforma online, construída pela AMA – Agência para a Modernização Administrativa, com o apoio da AD&C – Agência para Desenvolvimento e Coesão, vai ter dados atualizados sobre o destino dado a este dinheiro e também pode servir de ferramenta de investigação para estudos académicos.
A Apresentação Pública realiza-se hoje, às 15h00, no terminal de Cruzeiros de Lisboa, com as presenças do Primeiro Ministro, António Costa, da Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, do Ministro do Planeamento, Nelson de Sousa, da comissária europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, do Presidente da AD&C, Nuno Santos, entre outros convidados.